Avózinha (Sim, com acento...)

Novembro 25 2008

O que quer dizer cessar-fogo? Acho que é necessário não perdermos mais tempo e vamos lá a esclarecer este grande equívoco a nível mundial, e arredores. A confusão só é latente para os países que não estão envolvidos em nenhum conflito, porque os que estão vão ao manual e sabem o significado.

 

Os que não estão em guerra têm a mania parva de achar que quer dizer, interrupção ou paragem das hostilidades, provalmente associam a palavra «cessar» a cessação...mas óbviamente não é.

 

É fácil arranjar exemplos que comprovem que cessar-fogo não tem nada que ver com alguma paragem na troca de mimos. Senão vejam, a ETA no País Basco, na Palestina a eterna luta com Israel, as FARC na Colombia ou até mesmo agora na tragédia que se repete em África onde mais uma vez milhares de vidas se perdem inutilmente. Evidências não faltam.

 

Cessar-fogo apenas significa pausa para café, interregno para recarregar as pistolas e repensar estratégias ou até mesmo «vamos ver se os apanhamos distraídos». Eu até estou convencido que existe uma razão histórica para tal, e após muito matutar no assunto deduzi fácilmente que a expressão tem a sua origem no Império Romano. (a partir daqui façam de conta que é o Prof. Hermano Saraiva que vos está a relatar isto) Nessa altura o imperador Ces(s)ar exercía a sua soberania em todos os actos e decisões respeitantes á governação do império Romano e quando era necessário dominar alguma revolta de povos menos submissos, assistíamos ao seguinte diálogo quando interpelavam Cesar:

 

Centurião: “Os povos do norte estão a planear uma revolta...que fazemos Ces(s)ar?”
Cesar: “Fogo neles”

 

Como a cena se repetia muitas vezes o Centurião ja só se limitava a indagar:

 

“Ces(s)ar?”

E Cesar:

“Fogo”

 

Ora, há habitos que nunca se perdem e este foi ficando nos genes das civilizações ao longo do tempos tornando-se num acto reflexo, sempre que se ouve a palavra “cessar” desviem-se pois é uma questão  de tempo até que alguém ordene...FOGO!

 

Inté

publicado por Avózinha às 22:54

Hallo,Liebe!!!!!!
Logo vi...em Roma sê Romano!!! Avé César...fogo,assim não dá!!!!!!!!!!!
Transportei-me à bela Gália e tive um misterioso encontro com Astérix!!!!!!!....mas não me sai da idéia o "Ideiafix"...loooooooooool......
Desculpa o disparate mas é da hora....A sessão vai cessar......FOOOOOOGGGGGOOOOOOOOOO!
Tiro no porta aviões!
Adoro-te
Beijos
Vera
Indiavera a 26 de Novembro de 2008 às 02:06

pesquisar
 
Novembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
13
15

20
22

28
29

30


mais sobre mim
blogs SAPO