Avózinha (Sim, com acento...)

Dezembro 21 2009

A propósito de o assunto de hoje lembrei-me de uma música dos «The Doors» que a letra reza assim:

 

Five to one, baby, one in five,
No one here gets out alive now.
You'll get yours, baby, I'll get mine,
Gonna make it, baby, if we try.

 

The old get older and the young get stronger,
May take a week and it may take longer,
They got the guns but we got the numbers,
Gonna win, yeah, we're takin' over, come on!

 

Não sei se conhecem, mas deviam (he he he), porque além de ser uma grande malha, a música e a banda, tem tudo a ver com o nosso povo. Escusado será dizer (mas digo), eu vou explicar.

 

Um estudo solicitado pelo Plano Nacional de Leitura foi recentemente divulgado e apresentado na Gulbenkian, revela que apenas um em cinco portugueses possuí nível médio de literacia, na prática o que isto significa é que conhecer as letras dos «The Doors» não é sinónimo de se atingir esse nível, por  muito que eu gostasse que fosse.

 

«Literacia é a capacidade de ler e compreender o que se lê para resolver problemas concretos.»

 

Até aqui tudo bem, o problema é que ao que parece a literacia está relacionada com factores importantes para o progresso de um país, ou seja, “O conhecimento e as competências das pessoas, quando postos aos serviço da produção, são um forte motor do crescimento económico e do desenvolvimento social". Pois é meus caros, podemos facilmente concluir que, ou os «The Doors» inspiraram-se em Portugal para escrever a canção, ou o nível de literacia deles também deixava a desejar...ou nenhuma destas pois claro.

 

Entre os países observados, nós andamos cá pelo fim da tabela, o que é sempre uma questão de perspectiva porque se virarmos a tabela de pernas para o ar devemos estar pelos primeiros lugares. Na Suécia por exemplo a relação é de quatro em cada cinco, e ainda têm as suecas...aquilo é gente de muita sorte, se não fosse o frio ia viver para lá.

 

Como diz a letra «May take a week and it may take longer», para já vamos tendo a certeza que vai levar um pouco mais de uma semana a chegarmos lá (lá, aquele sítio...estão a ver? Tipo, sermos um povo desenvolvido.), eu nem peço muito, já ficava descansado se soubesse que estávamos a caminho. Será que os suecos são assim por causa do cabelo loiro? Podíamos pintar o cabelo, pelo menos dava menos trabalho...não sei é se me fica bem.

 

Inté

publicado por Avózinha às 23:41

Ora toma lá uma bengalada!
mc a 23 de Dezembro de 2009 às 19:06

pesquisar
 
Dezembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11
12

13
18
19

23
24
25
26

30
31


mais sobre mim
blogs SAPO