Avózinha (Sim, com acento...)

Julho 29 2009

Há demasiada gente a julgar-se uma divindade, a achar que pode decidir quem deve viver ou passar para o outro lado, outros, se eles próprios já têm que chegue na sua conta do calendário da vida. A vida é um instinto natural e não tem de ser necessariamente só pela sobrevivência, como respirar, não o fazemos por obrigação mas sim involuntariamente e sem sequer darmos por isso.

 

Eutanásia é simplesmente “sinónimo” de suicídio, vontade de morrer. O problema é que quem por ela clama não tem na sua posse o poder de decidir e fazer cumprir pelas sua próprias mãos esse desígnio, grita por socorro, que alguém o/a ajude. O planeta está cheio de pedidos de solidariedade, de ajuda, e este é só mais um mas que causa sempre muita indignação.

 

As opiniões divergem, uns acham ser um acto cobarde ou de egoísmo, outros apenas definem como alguém que não sabe bem o que quer e não valoriza suficientemente a vida. Para o que quer que se diga sobre isto, o oposto estará sempre acertado também, em suma, se há formas diferentes de encarar a vida porque não há-de as haver também em relação à morte.

 

Privar as pessoas que gostam de nós da nossa companhia é tão egoísta quanto quem gosta de nós querer estar connosco mesmo sabendo que podemos não estar felizes e a desfrutar da vida ou até mesmo a morrer. E se se achar que não se dá o devido a valor à vida também se pode afirmar exactamente o contrário, esta não pode ser apenas um acto de satisfação por se estar vivo, ou meio vivo.

 

Todos merecemos viver, mas nem todos devemos ser obrigados a isso se não é essa a vontade.

 

Sem dúvida que não é um assunto bonito mas na vida nem tudo é agradável, injusto é alguém querer viver e não poder. Na verdade tenho poucas dúvidas de que a forma de enfrentar o inevitável final será o menos importante, o que interessa mesmo é fazer a diferença em vida, na forma de a encarar e o que devemos verdadeiramente valorizar.

 

Inté

publicado por Avózinha às 23:33

pesquisar
 
Julho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
22
24
25

27
30


mais sobre mim
blogs SAPO