Avózinha (Sim, com acento...)

Julho 28 2009

Finalmente a fruta livrou-se do espartilho que a União Europeia lhe impôs à anos, tempo demais direi eu, mas nunca é tarde para se reconhecer o «erro». Para 26 produtos hortofrutícolas a discriminação acabou, já não têm de obedecer a uma calibragem e mesmo disformes estão autorizados a circular nas prateleiras de quem os vende.

 

Estas regras que vigoravam faz anos condenaram à extinção muitas plantas que por só darem espécimes pequenos, disformes ou sem estarem normalizados (independentemente se eram de qualidade ou não) os seus proprietários trataram de lhes dar um fim. Deve ter havido casos em que não se perdeu nada, outros deixam saudades, aqueles bem saborosos e de qualidade que quem vendia nos dizia «não tenha medo de levar, têm esse aspecto mas são uma maravilha»...outros tempos!

 

Mas não pensem que o disparate foi erradicado de vez, 10 produtos ainda estão aprisionados pela discriminação, a saber: tomates, pimentos, alfaces, maçãs, kiwis, morangos, pêssegos, pêras, uvas de mesa e limões. Vai-se lá saber porquê, mas estes, se não obedecerem às regras, apenas podem ir para transformação, por isto, proponho uma luta sem tréguas a esta injustiça, o slogan «não  julgue a fruta pelo tamanho» ou se for mais individualizado a um produto «cada um tem os tomates que tem» pode dar o mote.

 

Se eu for um kiwi e nascer com uma forma estranha, ou nunca chegar a atingir um tamanho/forma que estes ditadores achem suficiente, jamais chegarei a uma prateleira de supermercado. Mas posso ir para fazer sumo e aparecer numa embalagem perto de si, o que significa que tenho qualidade para consumo, somente não sou digno de vista. Eu identifico-me muito com estes kiwis e estou solidário, sempre me achei um ser humano com muitas qualidades...não sou é muito agradável à vista mas paciência.

 

Claro que no que trata ao tamanho da fruta existirão sempre opiniões diversas, se uns têm mais olhos que barriga, outros preferem não se deixar enganar pela aparência. É tudo uma questão de moda, e quem se lixa sempre é o bicho da fruta.

 

Inté

publicado por Avózinha às 23:23

Kiwi???? De um sportinguista não se podia esperar outra fruta. Mas olha... eu dessas todas preferia ser morango. Porque deve ser dificil escolher morangos bonitos e ao memo tempo bons e saborosos para as bancas dos supermercados. Eles são como as mulheres. Mas há sempre os de estufa. Que não sabem a nada.
perdida_nos a 29 de Julho de 2009 às 10:54

Dos morangos espera-se tudo, eu gosto muito de morangos.
Avózinha a 29 de Julho de 2009 às 23:39

pesquisar
 
Julho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
22
24
25

27
30


mais sobre mim
blogs SAPO