Avózinha (Sim, com acento...)

Março 02 2009

Bom, nem sei por onde começar, não por me faltarem ideias (parvoíce é coisa que não se esgota em mim) mas sim porque faz sensívelmente mais de uma semana que nada escrevo para o Avózinha e estou um pouco enferrujado. Valeram-me as reservas que fui acumulando para tempos de escassez e durante estes dias lá fui publicando uns textos que acenavam no baú onde guardo as tretas que vou teclando.

 

Como vos disse não foi por falta de ideias mas sim de vontade, talvez cansaço talvez necessidade de tirar umas férias para refrescar as ideias. O que interessa (ou não) é que a vontade voltou e cá estou eu com mais um assunto importantíssimo: se se diz, como podem ver pelo título, descobrimento ou achamento do Brasil e todas as outras terras.

 

Durante a comemoração dos 500 anos dos descobrimentos surgiu do lado de terras de Vera Cruz essa nova forma de definir a demanda dos Portugueses em busca por novos territórios. A solução deste dilema que tantas horas e dias tenho investido para tentar chegar a uma conclusão é deveras interessante, e quando julgava que a resposta seria importante para a nossa identidade como povo, afinal não é bem assim.

 

A resposta está mesmo na nossa identidade: se analisarmos a história da nossa nação veremos que foi feita a conta de muito sofrimento e miséria, o que rezam crónicas antigas sobre trapalhadas, trafulhices e corrupção pode-se muito bem aplicar aos dias de hoje...intemporais, bastaria mudar as datas e os nomes e poderíamos muito bem estar a lêr o jornal de hoje.

 

A peça que falta para completar o puzzle vem da nossa “predisposição” para emigrar, em plena época de navegadores e conquistas não haveria o termo emigrar de outra forma em vez de descobrimentos hoje diríamos emigramentos. Com o conhecimento que temos no presente acho que nem Descobrimento nem Achamento, eu diria FUGIMENTO. Fugimento daqui para fora é o que andamos a fazer à séculos.

 

Inté

publicado por Avózinha às 00:04

pesquisar
 
Março 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
13
14

19
20
21

25
27
28

31


mais sobre mim
blogs SAPO